AÇÕES PRATICADAS PELA EMPRESA

A Suppry Etiquetas entende que todas as empresas precisam tornar seus processos industriais cada dia mais sustentáveis, que a sustentabilidade é um conjunto de ações que uma empresa toma, visando o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade. Logo, para que uma empresa seja considerada sustentável ambientalmente e socialmente, ela deve adotar atitudes éticas, práticas que visem seu crescimento econômico (sem isso ela não sobrevive) sem agredir o meio ambiente e também colaborar para o desenvolvimento da sociedade.

O grande desafio da nossa empresa é buscar um crescimento sustentável, sendo está uma das prioridades definidas no âmbito estratégico da Suppry Etiquetas, através do qual se pretende promover uma economia que seja não só mais competitiva, mas também mais eficiente em termos de utilização dos recursos naturais, tornando assim todas as suas atividades mais ecológicas.

A partir do momento que empresa toma essa decisão, algumas ações passam a fazer parte de nosso dia a dia, todas essas ações não visão lucro de forma direta, elas apenas reforçam compromisso da Suppry Etiquetas em tornar suas atividades cada dia mais sustentáveis. Desta forma segue abaixo algumas ações que já são praticadas pela empresa:

 

 

Logística Reversa: De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (estabelecida pela lei 12.305 de 2/08/2010), a logística reversa pode ser definida como "instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada". Buscando uma melhor reutilização das embalagens utilizadas para envio de nossas mercadorias, empresa desenvolve parcerias com seus clientes, para que os mesmos nos enviem novamente estas embalagens para que possamos reaproveitar estas caixas em nossa expedição. Esse processo também é feito com os tubétes de papelão, que servem como base para os rolos de etiquetas e rótulos e com linner que sobra após uso das etiquetas e rótulos. A implantação do sistema de logística reversa é mais um elemento rumo ao desenvolvimento sustentável do planeta, pois possibilita a reutilização e redução no consumo de matérias-primas.

Redimensionamento das Caixas Máster: Após um longo estudo composto por testes internos, redimensionamos todas as nossas embalagens (caixas máster) que são enviados materiais para os nossos clientes. Em nossa produção eram utilizadas quatro modelos de caixas máster com medidas diferentes e todas elas confeccionada em papel onda dupla. Após finalização dos testes passamos a utilizar somente dois modelos de caixas máster, confeccionados em papel onda simples. Essa alteração proporcionou um ganho financeiro para Suppry Etiquetas sendo que preço de compra deste material reduziu pela metade e também um ganho ambiental onde passamos a consumir menos recursos naturais.

Iluminação: Foram trocadas todas as lâmpadas fluorescentes da empresa por lâmpadas de LED que proporcionam até 80% de economia de energia em comparação com as soluções de iluminação tradicionais e requerem o mínimo de manutenção devido à vida útil extremamente longa.

Eliminação dos copos descartáveis: Devido ao alto consumo de copos descartáveis pelos colaboradores da empresa, foi disponibilizada para cada colaborador uma garrafa que deve ser utilizada durante expediente de trabalho, dessa forma uso de copos descartáveis passou a ser quase zero, apenas os visitantes fazem uso desses copos atualmente.

Compras locais: Buscando fomentar o comércio local Suppry Etiquetas prioriza que todas as compras de suas de matérias primas e de bens consumíveis sejam efetuadas quando possível de fornecedores locais ou da região, desta forma estaremos contribuindo para fortalecimento do comércio local, e redução do fluxo de caminhões em nossas rodovias. A empresa tem por política trabalhar com fornecedores que prezam pelas boas praticadas de fabricação, e que apresentem certificações de procedência de seus materiais comercializados (fornecedor de papel precisa ter selo FSC).

Utilização de tintas Base D’água: As tintas à base de água estão se popularizando em todo o mundo. Ao contrário das tintas com COVs, que liberam hidrocarbonetos aromáticos, elas não agridem a camada de ozônio nem prejudicam a saúde de quem as manipula e o ambiente onde são aplicadas. Após período de testes internos, passamos a fazer uso em nossa produção de tintas à base d" água, reduzindo assim o consumo de tintas à base de solventes.

Instituição na empresa do programa 5S: O 5 S é uma ferramenta administrava que auxilia na implantação da qualidade, organização e otimização nas empresas. Criado no Japão, logo após a Segunda Guerra Mundial com o objetivo de auxiliar na reestruturação do país, que necessitava reorganizar suas indústrias, melhorando a produção por causa da alta competitividade do pós-guerra. O programa 5S visa conscientizar a todos da importância da qualidade no ambiente de trabalho. É a implantação de uma nova cultura que necessita contar com o comprometimento das equipes de trabalho para gerar os resultados esperados, ambientes limpos, organizados, asseio e bem estar que proporcionam condições para uma maior produtividade. Com a alta tecnologia e a velocidade com que chegam e se perdem as novidades, a prática do 5S é mais necessária do que nunca. Após a guerra, no Japão, era preciso dar um jeito na bagunça para retomarem a vida. Agora, há outro desafio constante a ser atendido, mesmo em países que não passaram por guerra. No mundo de hoje, as coisas chegam muito depressa e rapidamente perdem o valor. Há uma chuva de informações, oportunidades e descartáveis chegando a todo o momento. O papel principal do 5S, hoje, é nos orientar como observar, avaliar e tomar decisões adequadas para nosso crescimento e formação como pessoa, cidadão e profissional.

Tratamento de Resíduos Líquidos (Água): A água é fonte da vida. Não importa quem somos o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver. No entanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo os rios e destruindo as nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas. A cada dia que passa nossos recursos naturais vão se tornando escassos, cabe a cada um de nós fazer nossa parte fazendo uso correto desses recursos. Estando ciente de seu papel como empresa Suppry Etiquetas entende importância que água tem em nossas vidas e entende também que sem esse recurso poderia talvez nem existir vida. Partindo desse pensamento empresa desenvolveu uma parceria com NW Gerenciamento Ambiental & Tratamento de Resíduos, está empresa faz tratamento de 100% da água utilizada em nossos processos, podendo assim fazer descarte dessa água sem danos ao meio ambiente.

Tratamento de Resíduos Líquidos (Solvente): Solventes são substâncias capazes de dissolver coisas. Via de regra todo solvente é uma substância altamente volátil, isto é, que se evapora facilmente, daí é que pode ser inalada (introduzida no organismo através da aspiração, pelo nariz ou boca). Outra característica da maioria dos solventes é a de serem inflamáveis, isto é, pegam fogo facilmente. Buscando dar uma destinação correta para esse tipo de material Suppry Etiquetas fez parceria com Mulsolv. Assim que liquido é recebido esse material é reciclado. O processo é relativamente simples: os solventes são filtrados para que os materiais sólidos sejam separados do líquido. Na seqüência, eles são enviados para destiladores, onde são aquecidos até a ebulição. Nesse momento, o solvente evapora e deixa os contaminantes no destilador. O gás, em seguida, é condensado e resfriado para retomar o estado líquido. Finalmente, passa por processo de reestabilização e rebalanceamento e se transforma novamente em solvente, pronto para ser reutilizado, desde que seja aprovado em laudo técnico. Caso ele não apresente condições de ser utilizado na mesma função, pode ser usado como gerador de energia térmica ou até ser incinerado também para gerar energia.

Tratamento de resíduos sólidos (Linner): Substrato, em papel ou filme plástico, que protege /suporta o material frontal adesivado (que recebe a informação impressa), que será aplicado ao produto a ser identificado. Após esta etapa o linner é descartado e, até então, não tem sido reciclado pela maioria dos usuários. Obedecendo aos princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos que auxilia os clientes a encontrar uma destinação correta para o resíduo gerado, considerando a responsabilidade compartilhada da cadeia de fabricação do produto, a Suppry Etiquetas desenvolveu uma parceria com duas empresas (Fundação Proamb e Alpha) para encaminhamento do linner, sendo que cada uma dessas empresas da uma destinação diferente para este material, fazendo a reutilização destes itens.

Selo carbono Neutro: O efeito estufa é fundamental para a manutenção da vida na terra. Porém, a queima desenfreada de combustíveis fósseis a partir da revolução industrial causou desequilíbrios na concentração de CO2 na atmosfera, resultando em aumento da temperatura média da terra e em desequilíbrios climáticos. O selo carbono neutro foi concebido com objetivo de estabelecer a identificação das atividades, produtos, serviços, instalações que desenvolvem projetos ou ações de neutralização dos GEE emitidos em seus processos de execução. É um ícone de reconhecimento público que permite e conduz ao exercício de cidadania e a prática do consumo consciente. Seu uso por parte das empresas vai além de um importante diferencial perante a concorrência. Estabelece vínculos de compromisso e responsabilidade das empresas com o futuro do planeta e qualidade de vida da sociedade. A Suppry Etiquetas tem honra de se tornar uma das primeiras gráficas na região, a ser certificada pela Max Ambiental, com Selo Carbono Neutro, fato esse é um marco para história da empresa que tem mais de quinze anos de mercado.


 
 

 

Rua Arnaldo Balve, 420 - Bairro dos Estados, Estrela - RS
Fone: 51 3720-4070
suppry@suppry.com.br

Horário de Atendimento: 8:00 às 12:00 | 13:00 às 18:00