RIBBONS

Os ribbons, também chamados de TTR (Thermal Transfer), são películas plásticas revestidas de cera, cera e resina (mistos), ou resina. Este revestimento é transferido para o frontal de impressão (etiqueta) pela ação do calor, realizada pelas impressoras de termo transferência, onde são usadas para imprimir informações dos mais diversos tipos.

Os ribbons, assim como os frontais de impressão (etiquetas), desgastam naturalmente as cabeças térmicas dos equipamentos de impressão, logo os ribbons devem ser de qualidade para aumentar a vida útil destes equipamentos, reduzindo os custos com manutenção. O casamento entre o tipo de ribbon e o frontal é muito importante para o melhor rendimento e adequação a aplicação final, resultando principalmente em redução de custos para o cliente.

Os ribbons de cera

São os que melhor se comportam nas impressoras, pois não necessitam de muita energia para a impressão, fazendo as cabeças térmicas trabalharem com ajustes baixos de temperatura.

Neste caso, as impressoras tem a condição de trabalhar nas mais altas velocidades, sem comprometer a qualidade da impressão.

Este ribbon possui como característica uma propriedade antiestética, que resulta no prolongamento da vida útil da cabeça térmica.

Contudo, a cera que é transferida para o frontal tende a ter uma durabilidade reduzida, o que deve ser observado na analise de cada projeto.

Dentre os tipos de ribbons, estes são os mais baratos. Dentre os frontais mais recomendados para uso com o ribbon de cera estão o papel couchê, transterm, TAGs e alguns filmes.

O ribbon misto

É composto por cera e resina, mesclando as características destes dois materiais.

Seu rendimento e custo se aproximam do ribbon de cera, e suas características de resistência se aproximam do ribbon de resina.

Comportam-se muito bem em praticamente todas as aplicações, sendo bastante versátil.

Pode ser utilizado com os mais diversos substratos, tendo bom rendimento em praticamente todos os casos.

Ribbons de resina

São os ribbons que apresentam a maior resistência entre todos os tipos de ribbons. São resistentes às variações de temperatura, à produtos químicos, à abrasão, e outras características, possibilitando que este ribbon se encaixe nas mais exigentes aplicações de impressão, desde as mais simples até as mais complexas. 

A qualidade da impressão deste ribbon tem diferencial, além de ter uma durabilidade excelente, sendo o mais indicado em situações onde exige a exposição em ambientes externos e agressivos de uma forma geral.

São mais utilizados em etiquetas de advertência, etiquetas para componentes eletrônicos, para indústria automobilística, química, farmacêutica, selos de segurança, etiquetas para joalheria, etiquetas de patrimônio, RFID, etc.

Entre os substratos mais recomendados estão os filmes em BOPP, filmes de poliéster, vinil, polipropileno, polietileno, poliamidas (nylon), etc.

Ribbons super-resina

São as soluções nas aplicações Premium, já que possuem uma concentração maior de resina. Sua utilização se dá em casos onde o ribbon de resina não apresenta um rendimento desejado, o que pode acontecer em alguns casos. É a formulação mais complexa e de maior durabilidade em todos os aspectos. Entre todos os tipos de ribbons, estes são os com custo mais elevado.

Qualidade final da impressão

A maior ou menor qualidade do ribbon, somente, não determinará a qualidade final da impressão, mas um conjunto de variáveis como a superfície em que vai ser feita a impressão, o tipo de impressora utilizada e a finalidade da identificação que está sendo impressa.

Uso Incorreto

Usar o ribbon de forma incorreta ocasiona problemas para o resultado final da impressão e para o funcionamento da impressora, elevando as despesas manutenção do equipamento, provocadas pelas constantes substituições da cabeça térmica de impressão.

Pontos a considerar

Para avaliar se o ribbon está adequado para a aplicação pretendida, verifique se está conseguindo trabalhar a temperaturas mais baixas na cabeça de impressão e a velocidades mais altas. Essa é a situação ideal de desempenho.

Toda nossa linha de ribbons pode ser utilizada nas impressoras Zebra, Datamax, Eltron, Argox, Intermec, Avery, Sato, Tec Toshiba, Printronix e outras.

Rua Arnaldo Balve, 420 - Bairro dos Estados, Estrela - RS
Fone: 51 3720-4070
suppry@suppry.com.br

Horário de Atendimento: 8:00 às 12:00 | 13:00 às 18:00